DIÁRIO DE BORDO

07/09/2009 – Meu Carro Novo

Voltei da praia agora há pouco e o carro se comportou muito bem. Gostei muito da suspensão, é confortável e firme ao mesmo tempo. O motor, apesar de ser carburado e não ter nada de eletrônica, toca bem a carroceria de 1.210 Kg. Aliás, achei-o bem nervosinho, bom de acelerar. Enfim, é um carrão. Não tem ar-condicionado nem direção hidráulica, seu rádio é AM, como se usava em 1974, o primeiro ano de fabricação deste modelo no Brasil.

Fiquei muito impressionado com o estado de conservação, quando o resgatei na garagem onde estava ocupando lugar e impedindo que meu colega de aula guardasse seu Renault Symbol zero quilômetro que ganhara do avô. Seu defeitos eram todos resultantes da última parada, de sete anos, quando seu último dono o deixou sem bateria e com gasolina no tanque, antes de voltar para a Holanda, onde morreu.
Depois de trocar o tanque, consertar o freio, pintá-lo, trocar os amortecedores, limpar e regular o carburador, parece que se está num filme antigo, ao andar nele. Está tudo novinho, sem folgas nem desgastes.

.
.

25/10/2009 – Pista Sinuosa

Hoje o Fenemê conheceu melhor seu novo patrão. Tive que espremer todos os seus 123HP para acompanhar duas V6 e uma Twin Spark, nos divertimos muito nas curvas da serra gaúcha.

Eu tinha 14 anos em 1974, quando o Alfa Romeo 2300 foi lançado, e li o teste na Quatro Rodas, à época. Diziam que o carro era muito estável e é mesmo. Eu já tinha ido à praia com ele, mas este foi meu primeiro trecho sinuoso e sua estabilidade foi uma agradável surpresa, pois não levava muita fé, devido ao tamanho da criatura.
A volta foi mais divertida, serra abaixo e com chuva, hehehehehe…
Ah, sim, freios perfeitos, também. Valeu o esforço para manter todo o sistema original.

.
.

14/11/2009 – Sobre a Potência

Antigamente, era divulgada a potência no padrão estadunidense SAE (medida sem escapamento, alternador, ou qualquer outro acessório). Hoje usa-se apenas o valor medido pela norma alemã DIN (motor com seus acessórios).

Assim, o Alfa Romeo 2300 tem 123 CV (DIN), o que equivale a 140 HP (SAE).

.
.

26/10/2009 – Valentia

Esta foto me emocionou muito: meu carro novo, encarando a chuva grossa e levantando spray, sintetiza toda a valentia de uma máquina que esperou 35 anos por este momento. Superou o tempo e a indiferença, deprimido em garagens, sem dono e estragando por falta de uso. Quando o adotei, estava apenas ocupando espaço e atrapalhando a vida de quem o guardava. Agora o destino o trouxe para mim, precisando só de uns agrados para soltar novamente sua cavalaria e correr feliz estrada afora.
Sem palavras, engasguei.

.
.

12/01/2010 – Aniversário do Romeu

Dia 8 de janeiro, ao estacionar meu carro, o hodômetro marcava 24.986 Km, significando que, na próxima vez que eu o levasse a passear, completaria 25.000 Km. Assim, convidei alguns amigos para compartilhar deste momento muito importante para mim. No banco traseiro, Renato Cunha (como cinegrafista), seu filho e um amigo. No dianteiro, Gabriel Bugs, meu colega do curso de Direito da UFRGS, a quem devo a honra de ter sido escolhido para cuidar do Romeu, apelido carinhoso que minha mãe deu ao Alfa Romeo 2300/74, personagem central do evento.

O vídeo conta um pouco da história do carro e é um passeio pelas ruas de Porto Alegre, enquanto aguardávamos a tão esperada virada do hodômetro.
Espero que apreciem a viagem no tempo.
Aqui

.
.

02/02/2010 – Brincadeiras de Marmanjo

Fui passear agora a pouco com a 2300 na freeway e encontrei um Palio 1.8 R, também à procura de emoções baratas. Rapaz, não é que o Fenemê grudou no carrinho, que abriu para eu passar. Possivelmente para ver o meu carro, pois penso que ele tem mais velocidade final. Ficamos tirando racha uns quinze minutos, às vezes diminuindo por causa do trânsito, com pequena vantagem ora de um, ora de outro. Aquele motor do Palio é o GM, de 108 HP ou é mais fortinho? A 2300 tem 123 HP e pesa 1310 Kg, com tanque cheio. o Palio tem 108 HP e deve pesar próximo disso, pois tem ar-condicionado, direção hidráulica e todos os acessórios modernos. Compensa na aerodinâmica.

Na próxima vez que eu sair a procurar encrenca, irei só com uns 30 litros no tanque, já diminui uns 70 Kg. Fecharei os vidros, também. De qualquer forma, sou sempre cuidadoso na condução do carro. Meu lema é: irresponsabilidade sim, mas com segurança.

Ah, sim, ia esquecendo: esta é uma história de ficção, pois dirigir com espírito de emulação é ilegal.

.
.

02/02/2010 – A frieza dos Números

Palio 1.8R

1.112 Kg e 115 HP
Relação peso/potência: 9,67 Kg/HP
Velocidade máxima: 190 Km/h

.

Alfa Romeo 2300
1.292 Kg e 123 HP
Relação peso/potência: 10,50 Kg/HP
Velocidade máxima: 165 Km/h (não consegui mais)

Considerando ambos os carros de tanque cheio. Corrigi o peso da gasolina, levando em conta seu peso específico = 0,825.

Assim, cada HP do Alfa Romeo deve carregar 0,83 Kg a mais que os do Palio. Os dados talvez expliquem a sensação que tive: quando o trânsito folgava, eu baixava marcha e ultrapassava, possivelmente por abusar do câmbio de trator (relação curta) da 2300. Perto dos 160, ele se aproximava lentamente e, felizmente, pegávamos trânsito novamente. Talvez, por ter um carro novo, o dono do Palio não o tenha forçado, ou o motor ainda está meio preso.

Se eu pudesse escolher um dos dois para um racha, escolheria o Palio, pois seus dados são significativamente melhores. E, claro, a disputa ocorreria num local adequado, como um autódromo.

.

22/03/2010 – Prova de Subida de Montanha no Rio Grande do Sul

Neste fim de semana, ocorreu em Teutônia, pequeno município da serra gaúcha, um encontro nacional de veículos antigos e, no domingo, uma prova de subida de montanha. Cada um poderia ir com o carro que quisesse, desde que usasse capacete e pagasse R$ 150,00. A estrada que sobe o morro foi fechada e os carros largavam quando o anterior chegasse no final, de forma a garantir a segurança.

Fiquei na categoria D, para carros com mais de 25 anos e motores de 2 a 2,8 litros (2.0 a 2.8). Competi contra duas Alfa Romeo 2300, similares à minha e uma Alfa Montreal V8, ano 1970, de 200 HP (a minha tem 123). Ganhei delas todas e de mais duas Alfas modernas, de outra categoria, uma 155 e uma 156.
Espero que gostem do vídeo, apesar do ruído do vento ter suplantado o ronco do motor.
http://www.youtube.com/user/hruas?feature=mhw4

.
.
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: